As 9 Vezes Em Que Monty Python Quebrou a Quarta Parede

Uma das cenas de quebra da quarta paredeSabe aquele momento em que um personagem de um filme ou série quebra a quarta parede?

Mas, o principal, você sabe o que é quebrar a quarta parede?

Veja Mais Em: Conhece a Abertura de Novela Inspirada em Terry Gilliam?

A Quarta Parede é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, e o ato de quebrá-la refere-se a uma personagem dirigindo a sua atenção para a plateia.

QUARTA PAREDE

Recentemente, uma usuária do twitter causou polêmica nessa rede social depois de escrever que a série Fleabag mudou o modo de fazer séries, só porque a personagem principal quebra a quarta parede.

Aí, essa pessoa recebeu uma enxurrada de mensagens dizendo que ela estava errada, e provando que ela estava errada com várias cenas de filmes que usam esse artifício.

Inclusive, o nosso bom e velho Monty Python.

9. Monty Python’s Flying Circus

A primeira cena da série já mostra esse elemento, pois é quando o personagem It’s Man (Michael Palin) chega perto da câmera e diz: “It’s!”, então a série começa.

8. Monty Python’s Flying Circus

Ainda na série, temos o coronel (Graham Chapman), que sempre aparece para mandar eles pararem de fazer o que estão fazendo, pois “a piada já está começando a ficar muito boba!”

7. Monty Python’s Flying Circus

Mais uma vez, temos o personagem do locutor da BBC (John Cleese), que anuncia ao telespectador que o programa já vai começar.

6. Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado

[CUIDADO, SPOILER]

A cena final desse filme explode todas as cabeças, e é uma maravilhosa forma de quebrar a quarta parede.

É nessa cena que, no meio da confusão com os soldados, um policial chega perto da câmera e manda o cinegrafista desligá-la.

5. A Vida de Brian

Também na cena final, quando todos os crucificados estão cantando a bela canção “Always Look on The Bright Side of Life (Olhe Sempre pro Lado Brilhante da Vida)”, então o personagem de Eric Idle começa a falar com o público.

E, em certo momento, ele avisa o pessoal sobre a trilha sonora, que estará disponível nas lojas.

“Compre o disquinho!”

4. O Sentido da Vida

Esse filme é o recordista de quebra da quarta parede entre os trabalhos do Monty Python.

Temos o segmento “O Meio do Filme”, onde a personagem de Michael Palin nos apresenta a cena nonsense “Encontre o Peixe”.

Nela, três personagens malucos interagem com o público.

3. O Sentido da Vida

Um pouco depois do Sr. Creosote explodir, um garçom (Eric Idle) conversa com a câmera e nos leva para conhecer o lugar onde viveu sua infância.

2. O Sentido da Vida

Um pouco antes do segmento “O Meio do Filme”, um guerreiro Zulu aparece e tira a fantasia, mostrando-se, na verdade, ser Terry Gilliam.

Então ele conversa com a plateia.

1. O Sentido da Vida

Por fim, neste pequena lista, temos a cena do “Final do Filme”, em que a mesma personagem do segmento “O Meio do Filme” (Michael Palin) explica-nos qual é o verdadeiro sentido da vida:

E vocês, lembram de mais alguma cena de quebra da quarta parede nos trabalhos do Monty Python?

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *