Terry Jones e a Comédia Visual

downloadTwitter: @PythonJones

Terence Parry Jones nasceu em Colwyn Bay, Inglaterra, em 1º de fevereiro de 1942.

Enquanto estava na escola, Jones teve um grande interesse pela comédia e pelo cinema, sendo um grande fã do grupo inglês The Goons.

Por ter reprovado no último ano do secundário, viu recusada a sua entrada nas Universidades de Manchester, Londres, Bristol e Exeter.

Por fim, ofereceram-lhe a oportunidade de fazer uma entrevista para o St. Edmund Hall, em Oxford, onde lhe foi oferecido um lugar.

Também recebeu uma oferta para a Universidade de Cambridge, mas não aceitou.

Em 1961, entrou na Universidade de Oxford.

images (5)Não demorou muito até se envolver na cena teatral da universidade.

No seu segundo ano, idealizou o espetáculo “****”, que levou ao Festival de Edimburgo.

Quando passou para o terceiro ano, Jones juntou-se à Michael Palin e Robert Hewison e juntos escreveram “Hang Down Your Head and Die”, um olhar cômico à pena de morte.

Quando deixou a universidade, conseguiu um emprego como copywriter na Angla Television, antes de se mudar para a BBC como chefe de redação.

terry-jones_01_446MONTY PYTHON
Terry Jones é sempre lembrado pelos papéis de mulheres de meia-idade e o odiado “homem na rua”.

Normalmente escrevia esquetes em parceria com Michael Palin.

Uma de suas primeiras preocupações era desenvolver um formato fresco para o programa, e foi ele que desenvolveu o estilo inconsciente que abandonou as punchlines e encorajava o movimento fluído entre os esquetes, dando espaço ao humor conceitual do programa.

Jones também era contra o uso de música exagerada e o estilo de câmara parada usada pelos programas de TV da época.

Mais tarde dedicou-se à direção de 3 dos filmes do grupo: Monty Python Em Busca do Cálice SagradoA Vida de Brian e O Sentido da Vida.

terry-jones

Como é demonstrado em muitos dos seus esquetes, Jones gostava da comédia física, do gênero Charlie Chaplin. Talvez o esquete que mais chama atenção a esse estilo seja aquele em que tenta se despir na praia.

Os esquetes típicos da dupla Palin/Jones retiram o seu humor do absurdo ao redor. Por exemplo, no “Summarize Proust Competition (Competição de Resumo de Proust)”, Jones faz o papel de apresentador que dá aos concorrentes 15 segundos para resumir a obra À La Recherche du Temps Perdu, de Marcel Proust.

Neste caso, o riso surge a partir do absurdo da ideia em si.

VIDA PESSOAL
Em 1970, casou com Alison Telfer, e eles têm dois filhos: Sally e Bill. O casamento acabou depois que ele admitiu estar apaixonado por uma estudante sueca de 26 anos de idade, Anna Söderström.

terry-jones-siri
Jones e sua terceira filha, Siri
Em 21 de outubro de 2006, foi noticiado no jornal The Daily Mirror que Jones estava com câncer no intestino. Três dias depois, uma reportagem do mesmo jornal indicou que a cirurgia tinha sido um sucesso.

Em 27 de Abril de 2009, tornou-se pai pela terceira vez. Apesar de ainda estar casado com Telfer, a filha Siri é de Jones com sua namorada Anna.

No dia 25 de junho de 2013, foi agraciado com o grau honorário de Doutor em Letras pela Universidade St. Andrews, na Escócia.

Terry Jones
Eu tenhô! Você não te-em!
Former Monty Python Terry Jones

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *