Brazil With Michael Palin

Brasil com Michael Palin é uma série que consiste em quatro episódios. Palin nunca tinha vindo ao Brasil, e dizia que esse era um espaço que ele queria muito preencher.

brazil-with-michael-palin-logo

O livro Brazil With Michael Palin foi publicado em 11 de outubro de 2012.

FICHA TÉCNICA:
Escrito e apresentado por Michael Palin

Tema de abertura David Hartley

País de origem Reino Unido

Duração 55-60 minutos

Exibido em 24 de outubro de 2012

Michael Palin-cabocloEpisódio um: Fora da África
Palin começa sua jornada no Nordeste, onde o Brasil moderno nasceu. “Foi aqui que os exploradores portugueses desembarcaram pela primeira vez e se depararam com os brasileiros natos, e onde centenas de milhares de escravos africanos, mais do que para os Estados Unidos e Caribe, foram trazidos para trabalhar nas plantações de açúcar e tabaco. O Nordeste foi onde a mistura de raças e culturas produziu o que hoje entendemos como o Brasil. Música, comida, dança e religião trazem a marca dessa mistura”.

Durante a estadia no Nordeste, Palin visita a cidade de São Luís-MA durante os festejos do Bumba Meu Boi, antes de viajar pela costa de Recife-PE e Salvador-BA.

Em seu caminho, ele encontra vaqueiros que trabalham em fazendas de gado do interior. Acaba por conhecer, também, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

BRAZIL WITH MICHAEL PALINEm Salvador-BA, Palin aprende a tocar tambor com o Olodum, experimenta o êxtase e a dança do candomblé, descobre como cozinhar no estilo baiano e descobre o que está por trás dos movimentos da capoeira.

Audiência no Reino Unido: 5, 74 milhões

Episódio dois: Na Amazônia
Palin viaja pelo rio e de avião da fronteira norte com a Venezuela para a capital, Brasília.

Ao longo do caminho, ele visita aldeia indígena Yanomami, acessível somente por via aérea, onde aprende sobre a ameaça ao seu modo de vida. Ele segue para a cidade de Manaus-AM e assiste a um ensaio da Orquestra Filarmônica da Amazônia no Teatro Amazonas (símbolo da cidade) e, em seguida, sobe em uma chalana numa viagem de 14 horas até a cidade de Fordlândia.

Brazil with Michael Palin-chalana
Percebam a alegria do garoto…
Observação pertinente: Fordlândia é uma cidade abandonada criada por Henry Ford para extração de borracha, bem no meio da floresta amazônica.

Palin viaja em direção ao sul pelo rio Xingu, onde chega na aldeia Wauja, um dos mais coloridos povos indígenas brasileiros.

Em Brasília, construída em apenas cinco anos, ele conhece o músico Dinho Ouro Preto, que acredita que, apesar de seus problemas sociais e ambientais, o país está à beira de se tornar uma superpotência.

Brazil with Michael Palin-minaEpisódio três: Viagem ao Rio de Janeiro
Palin começa esta etapa da viagem em Minas Gerais. Ele visita uma velha mina de ouro que pertenceu aos britânicos, antes de visitar uma grande mina de ferro a céu aberto que está alimentando o milagre econômico do Brasil. Ele também visita Belo Horizonte, a sexta maior cidade do Brasil.

De Minas Gerais Palin vai até o Rio de Janeiro. “O Rio sempre teve a reputação de ser uma cidade festiva, mas também sofreu com a violência terrível, com gangues fortemente armadas que controlam as favelas que compõem uma grande parte da cidade”.

Palin visita alguns dos locais mais conhecidos do Rio de Janeiro, aprende a comemorar um gol e conhece um quarto de motel, que ele chama de “hotel do amor”.

Brazil with Michael Palin-motel
Palin encantado com um quarto de motel

Audiência no Reino Unido: 4,20 milhões

Brazil with Michael Palin-sao-paulo

Episódio quatro: O Extremo Sul
Ainda No Rio de Janeiro, na cidade de Parati, ele se reúne com João de Bragança (descendente da Família Real do Brasil). Também visita a Embraer, “uma das recentes histórias de sucesso da alta tecnologia e a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo”.

Em São Paulo, que é a capital mundial dos helicópteros (com mais de 400 helicópteros, evitando os engarrafamentos enormes). Ele visita os estúdios de novelas, “que raramente duram mais de oito meses”. Visita os moradores japoneses que compõem 1,5 milhão da população, “e conta com o seu próprio jornal”.

Palin é então levado para a casa do rapper, filósofo e poeta Criolo, em uma favela de São Paulo, que acha que “a noção de igualdade social é um sonho distante para a maioria dos brasileiros”. Depois, Palin faz uma visita ao ex- presidente Fernando Henrique Cardoso.

Brazil with Michael Palin-pomerodeAo viajar para Blumenau-SC e Pomerode-SC, Palin encontra descendentes de alemães que teimam em falar apenas em alemão.

Nas vastas áreas úmidas do Pantanal, ele pega uma piranha (que é imediatamente transformado em sashimi). Ajuda os vaqueiros a tratar um bezerro atacado por um jaguar e vê a diversidade da vida selvagem.

A jornada de Palin termina nas Cataratas do Iguaçu, onde se conclui que o Brasil tem muito a oferecer ao mundo, tomando o seu lugar como uma nova superpotência.

Audiência no Reino Unido: 3, 53 milhões.

Brazil with Michael Palin-cataratas

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *