Brian – A Melhor Comédia da História do Cinema
Ontem, o jornal espanhol El Diario fez uma reportagem com “As 20 Melhores Comédias da História do Cinema”.
E Monty Python está lá!
Segundo a reportagem, o cinema “não nasceu com outro propósito senão para divertir”, ou seja, o riso sempre vai ter seu lugar cativo.
São citados filmes como “South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes”, de Trey Parker (1999); “Pequena Miss Sunshine”, de Jonathan Dayton e Valerie Faris (2006); “O Grande Lebowski”, dos Irmãos Cohen (1998); “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin (1936); e “Top Secret!”, de Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker (1984), entre outros.
Mas, o que nos interessa, é a comédia que ficou em primeiro lugar: A Vida de Brian.
“Não poderia ser de outra forma. Nós hesitamos com os outros filmes desta lista, mas não com este, que é a melhor comédia. É a mais divertida, inteligente, sincera e universal zombaria já feita da nossa condição ocidental: o messianismo que chamamos cristianismo”.
“Brian, um judeu que nasceu no mesmo dia em que Jesus Cristo, é o nosso verdadeiro messias desde que nos conhecemos. Sua vida gira em torno de problemas, quando é forçado a ser militante contra o Império Romano. O filme não é um prodígio de direção ou de interpretação, mas tem cenas contundentes e originais que fazem você esquecer qualquer coisa”.
“Permeável ao longo de três gerações, a sua mensagem, que foi entregue como ‘Sempre Olhe Para o Lado Brilhante da Vida’, mesmo que você seja crucificado, é a melhor maneira de acabar com este ranking”.