O Caminho Para Marte, Ficção Científica de Eric Idle

caminho-para-marte-02Um dos únicos livros de Eric Idle traduzidos para o português (talvez o único), O Caminho Para Marte é um romance ambientado nos séculos XXIV e XXV, quando todo o Sistema Solar foi colonizado.

Lançado em 1999, na Inglaterra (a versão em português é de 2012), o livro conta a história a partir do ponto de vista do professor Bill Reynolds, um estudioso na disciplina fictícia de Micropaleontologia.

Reynolds está escrevendo uma tese sobre a fama, e em sua pesquisa descobre uma dissertação sobre comédia escrita por Carlton (um robô de inteligência artificial Bowie 4.5), secretário de dois comediantes de stand-up comedy em um circuito interplanetário chamado de Caminho Para Marte.

Em contato com essa dissertação, Reynolds fica curioso com a busca de Carlton para entender a natureza da comédia e do riso humano, o seu papel na evolução e a existência ou não de uma cura.

Na dissertação, o robô estuda alguns comediantes do final do século XX (incluindo o Monty Python), na sua busca permanente do gene da comédia.

Durante este tempo, Carlton e seus proprietários, Alex Muscroft e Lewis Ashby, caem em uma série de catástrofes, incluindo a perda do trabalho, encontro com terroristas, a lei, outros artistas e uma crise que envolve refugiados.

O Caminho Para Marte ainda não chegou ao Brasil, apenas em Portugal.

“Em parte sátira mordaz, em parte vaudeville descontroladamente louco, em parte dissertação cômica, O Caminho Para Marte faz o leitor latir”. (Robin Williams)

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *