Forbes Compara “A Vida de Brian” com Albert Camus

MontypythonsingsO site da revista Forbes fez um post com As 5 Músicas de Monty Python. O post é de 2012, mas vale a pena recordar.

Recordar é viver!

No post são citadas “Camelot Song”, do filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, “The Galaxy Song” e “Every Sperm is Sacred”, ambos do filme O Sentido da Vida, e “The Philosopher’s Song”, do especial Monty Python Ao Vivo no Hollywood Bowl.

Em 1º lugar, a revista elegeu “Always Look On The Bright Side Of Life”, do filme A Vida de Brian.

Segundo o autor do post: “Eu sou um grande fã dos filósofos existencialistas, especialmente Albert Camus, que escreveu uma das melhores obras da Filosofia em O Mito de Sísifo. Camus termina seu ensaio dizendo:

Deixo Sísifo no sopé da montanha! Sempre reencontra seu fardo. Mas Sísifo ensina a fidelidade superior que nega os deuses e levanta os rochedos. Ele também acha que tudo está bem. Esse universo doravante sem senhor não lhe parece nem estéril nem fútil. Cada um dos grãos dessa pedra, cada clarão mineral dessa montanha cheia de noite, só para ele forma um mundo. A própria luta em direção aos cimos é suficiente para preencher um coração humano. É preciso imaginar Sísifo feliz.

Ou, parafraseando a música:

Pois a vida é um absurdo!
Não se deve ficar mudo / Pensando nas coisas que perdeu
Dê um sorrido, toque em frente / Que atrás vem gente
Veja o mundo como sempre seu!

(com informações de Alex Knapp – Forbes – 2-13-2012)

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

One thought on “Forbes Compara “A Vida de Brian” com Albert Camus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *