Flying Circus: A Aula de Italiano Para Italianos

Pierre Trudeau foi um homem que nunca fez parte do Monty Python. Ele entra nesta história apenas pelo fato de ter sido o primeiro-ministro do Canadá.

Acontece que, no fim de 1968, a província canadense de Quebec estava passando por um momento de importante decisão, pois havia movimentos separatistas que queriam a sua independência do Canadá.

Veja Mais Em: A Estreia do Monty Python’s Flying Circus na Televisão 

Temendo uma revolução, o então governador da província pediu ajuda a Trudeau que, através da “Lei de Medidas de Guerra”, deu poderes à polícia para revistar casas e prender pessoas que eles julgavam suspeitas de terrorismo.

Essas medidas foram rechaçadas por grande parte dos canadenses de todas as regiões, e o primeiro-ministro foi acusado de trair a democracia.

Assim, criou-se a ideia de que o país estaria indo rumo ao limbo, e uma frase ficou marcada como característica daquela situação: “Para onde vai o Canadá?”.

Essa frase foi escolhida, então, como título do primeiro episódio da série Monty Python’s Flying Circus: Whither Canada?, que foi ao ar no dia 5 de outubro de 1969.

Ah, lembrando que o primeiro-ministro canadense também instituiu o “Ato de Idiomas Oficiais”, fazendo com que o Canadá permanecesse bilíngue, tendo o inglês e o francês como idiomas oficiais do país.

O idioma da Inglaterra e o da França sendo falado num mesmo país? É claro que o Monty Python iria satirizar a situação.

ESQUETE

O primeiro esquete desse episódio é o que satiriza essa situação canadense. Mas, como é Monty Python, estamos longe de ter uma piada fácil.

Em vez de escrever um simples esquete sobre uma aula de inglês-francês, por que não fazer algo mais nonsense ainda?

O esquete começa numa aula de italiano, onde o professor (Terry Jones) passa a ensinar como começar uma conversa com um italiano.

A parte nonsense desse esquete? É que os alunos que estão aprendendo a falar italiano não são ingleses, mas italianos!!

A parte nonsense 2 desse esquete? É quando um aluno alemão (Graham Chapman) percebe estar na aula errada, e pergunta para o professor onde fica a aula de alemão…

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *