Livro Reúne Palestras de John Cleese em Universidade

O python John Cleese é assunto de um novo livro.

Desta vez, não é uma autobiografia, mas um livro que compila suas palestras e apresentações dos últimos 20 anos sobre o campus da Cornell University Press.

O livro, chamado de “Professor at Large: The Cornell Years”, mostra a ampla gama de interesses do membro do Monty Python, da criatividade e dinâmica de grupo à religião.

Mas o que John Cleese tem a ver com a Cornell University Press, que fica nos Estados Unidos, sendo ele um britânico?

Acontece que Cleese visitou Cornell sete vezes como professor adjunto, de 1999 a 2007.

LIVRO

O livro inclui artigos como “Sermão na Capela Sábia”, de 2001, e “O Que é Religião? Reflexões sobre A Vida de Brian“, de 2004. O capítulo final, da mais recente visita de Cleese ao campus, é uma transcrição de sua conversa em setembro de 2017 no palco de Bailey Hall com o diretor de imprensa da Universidade de Cornell, Dean Smith, e uma audiência com perguntas e respostas.

Segundo Smith, pesquisar essas conversas foi um grande desafio. “Foi como uma prova final de todas as disciplinas possíveis. Eu li tudo o que ele escreveu, assisti a todos os episódios de Fawlty Towers, todos os episódios de Flying Circus e inventei cartões de perguntas para guiar a conversa.

“Você descobre que ele queria ensinar e ser um estudioso. Este livro fornece um registro disso de maneira dinâmica e divertida”.

O livro de Cornell já vendeu 4 mil cópias antes de ter sido lançado, e é apresentado na revista Vanity Fair entre os “11 livros de não ficção para ler este outono”, e está sendo revisado no suplemento literário do jornal The Times.

Dean Smith finaliza contando que, recentemente, Cleese enviou um email para ele dizendo “quem imaginaria que nosso livrinho receberia tanta atenção?”.

“Tenho certeza de que ele vai ganhar vida própria”.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *