Livro Reúne Palestras de John Cleese em Universidade

John Cleese e as palestras na universidadeO python John Cleese é assunto de um novo livro.

Desta vez, não é uma autobiografia, mas um livro que compila suas palestras e apresentações dos últimos 20 anos sobre o campus da universidade Cornell University Press.

Veja Mais Em: Humorista Explica a Importância da Vacina Usando Monty Python

O livro, chamado de “Professor at Large: The Cornell Years”, mostra a ampla gama de interesses do membro do Monty Python, da criatividade e dinâmica de grupo à religião.

Mas o que John Cleese tem a ver com a Cornell University Press, que fica nos Estados Unidos, sendo ele um britânico?

Acontece que Cleese visitou Cornell sete vezes como professor adjunto, de 1999 a 2007.

LIVRO

O livro inclui artigos como “Sermão na Capela Sábia”, de 2001, e “O Que é Religião? Reflexões sobre A Vida de Brian“, de 2004. O capítulo final, da mais recente visita de Cleese ao campus, é uma transcrição de sua conversa em setembro de 2017 no palco de Bailey Hall com o diretor de imprensa da Universidade de Cornell, Dean Smith, e uma audiência com perguntas e respostas.

Segundo Smith, pesquisar essas conversas foi um grande desafio:

“Foi como uma prova final de todas as disciplinas possíveis. Eu li tudo o que ele escreveu, assisti a todos os episódios de Fawlty Towers, todos os episódios de Flying Circus e inventei cartões de perguntas para guiar a conversa”

“Você descobre que ele queria ensinar e ser um estudioso. Este livro fornece um registro disso de maneira dinâmica e divertida”

O livro de Cornell já vendeu 4 mil cópias antes de ter sido lançado, e é apresentado na revista Vanity Fair entre os “11 livros de não ficção para ler este outono”, e está sendo revisado no suplemento literário do jornal The Times.

Dean Smith finaliza contando que, recentemente, Cleese enviou um email para ele sobre as palestras na universidade dizendo:

“Quem imaginaria que nosso livrinho receberia tanta atenção?”.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *