O Sentido da Vida

o-sentido-da-vida-monty-pythonLançado de 1983, ao contrário do Em Busca do Cálice Sagrado A Vida de Brian, que contaram uma única história, O Sentido da Vida retorna ao formato de esquetes que abordam as várias fases da vida.

ENREDO
O filme começa com um curta-metragem de 17 minutos intitulado “The Crimson Permanent Assurance (A Seguradora Permanente Crimson)”, dirigido por Terry Gilliam.

Logo depois do curta, começa o filme.

Clique aqui e leia o roteiro do filme (em inglês).

FICHA TÉCNICA

Dirigido por Terry Jones

Escrito e estrelado por: Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin

Música de John Du Prez

Distribuído por Universal Pictures

Duração: 107 minutos

Orçamento: U$ 9 milhões (cerca de R$ 19 milhões)

Bilheteria: U$ 18.059.552 (cerca de R$ 37 milhões)

ENREDO

02Parte I – O Milagre do Nascimento
Uma mulher é levada para a sala de parto de um hospital, onde é ignorada pelos médicos (John Cleese e Graham Chapman) e enfermeiros, que estão mais preocupados com o uso dos equipamentos mais caros do hospital para impressionar o administrador (Michael Palin).

Em Yorkshire, um homem católico (Palin) perde o emprego. Ele vai para casa e explica para sua esposa (Jones) e seus filhos (um monte deles) sobre a oposição da Igreja Católica ao uso de anticoncepcionais, levando ao número musical “Every Sperm Is Sacred (Todo Esperma É Sagrado)”.

Assistindo a este desdobramento, um homem protestante (Chapman) orgulhosamente fala para sua esposa (Eric Idle) sobre a tolerância de sua igreja nas relações sexuais por diversão, e sua frustrada esposa fica interessada e contesta o fato de nunca fazerem sexo.

Se você quiser saber mais (muito mais) sobre este filme, adquira o livro “A História (quase) Definitiva de Monty Python“!!

São 328 páginas contando a história do grupo, desde os tempos do teatro na faculdade até os dias de hoje!

Um professor (Cleese) e um capelão (Palin) realizam um culto anglicano sem sentido em uma escola pública inglesa.

Depois, na aula, os estudantes (Idle, Palin, Terry Jones, Chapman e outros) assistem tediosos como o professor dá uma aula de educação sexual, fisicamente demonstrando as técnicas com a sua esposa (Patricia Quinn).

02

Mais tarde, uma equipe de meninos é espancada (fisicamente e no placar) em uma partida de rúgbi contra os professores. Um dos estudantes, Biggs (Jones), levanta-se cansado e coberto de lama. A cena corta então para a Parte III.

Parte III – Lutando Entre Si
Na Primeira Guerra Mundial, um oficial  (Jones) tenta reunir seus homens (Chapman, Terry Gilliam, Palin, Idle e Cleese) durante um ataque, mas é impedido pela insistência deles em celebrar seu aniversário com presentes e bolo.

Em 1879, durante a Guerra Anglo-Zulu, um ataque devastador dos zulus é rejeitado por causa de uma questão muito mais urgente: um dos oficiais, Atkinson (Idle), teve sua perna mordida durante a noite.

02O médico militar (Chapman) estuda a hipótese de que, apesar de não ser nativo da África, um tigre pode ter sido o autor da mordida. Ainsworth (Cleese), Packenham-Walsh (Palin) e um sargento (Jones) formam um grupo de caça, que encontra dois homens suspeitos (Idle e Palin) vestindo duas metades de um tigre, que tentam afirmar a sua inocência através de uma sucessão de desculpas cada vez mais fracas.

O Meio do Filme
Uma mulher (Palin), como em um talk-show chamado “The Middle of Movie (O Meio do Filme)” introduz um segmento chamado “Encontrar o Peixe”, uma breve peça surreal em que uma drag queen (Chapman), um homem desajeitado com longos braços (Jones) e um mordomo com cabeça de elefante assustadoramente desafiam o público a encontrar o peixe na cena.

02

Parte IV – Idade Média
Um casal de meia-idade norteamericano (Idle como a esposa e Palin como o marido) vai a um restaurante com temática de um calabouço havaiano em um resort de férias.

Eles são apresentados a um menu de tópicos de conversação pelo garçom (Cleese com sotaque norteamericano), e escolhem a filosofia e o sentido da vida. Mas o diálogo do casal não dá muito certo.

Parte V – Transplantes de Órgãos Vivos
Dois paramédicos (Chapman e Cleese) chegam à porta de casa do Sr. Brown (Gilliam), um doador de órgãos de carteirinha, para reivindicar seu fígado. Enquanto ele ainda está vivo.

01

O paramédico Cleese tenta sem sucesso conversar com a esposa do Sr. Brown (Jones), e em seguida, solicita o seu fígado também. Ela inicialmente recusa, mas depois que um homem (Idle) canta uma canção sobre a insignificância do homem no universo “The Song Galaxy (A Canção da Galáxia)”, ela concorda.

Em uma sala de reuniões de uma grande empresa, um empresário resume seu relatório de duas partes sobre o sentido da vida: que a alma humana deve ser “trazida à existência por um processo de auto-observação guiada”, o que raramente acontece, e que “as pessoas não estão usando chapéus o suficiente”.

De repente, são invadidos por uma tentativa de aquisição do edifício pela Seguradora Permanente Crimson, do curta do início do filme.

02Parte VI – Os Anos de Outono
Um restaurante chique, com um pianista (Idle, cantando “The Penis Song (A Canção do Pênis)”, é visitado pelo Sr. Creosote (Jones), um homem incrivelmente gordo.

Ele passa a vomitar incansavelmente enquanto pede uma enorme refeição e uma enorme quantidade de cerveja e vinho, para o desgosto de outros clientes.

Depois de terminar a comilança, o maître (Cleese) oferece a ele um pequeno biscoito de hortelã, antes de correr e se esconder para assistir o Sr. Creosote explodir, com vômito e entranhas humanas espalhadas por todo o restaurante.

Depois, dois funcionários do restaurante oferecem os seus próprios pensamentos sobre o sentido da vida. O maitre conversa com faxineira Maria (Jones). Em seguida, o garçom Gaston (Idle) leva o espectador para o campo onde ele nasceu, e conta a história de como sua mãe o incentivou a notar a beleza do mundo e amar a todos.

Parte VII – Morte

02Um homem condenado (Chapman) é permitido escolher a forma de sua execução, e escolhe cair de um penhasco ao ser perseguido por uma horda de mulheres de topless.

O Ceifeiro (Cleese) visita uma casa de campo isolada, onde é convidado para jantar. Sem saber quem ele é, os convidados do jantar gastam um bom tempo discutindo antes dele levar as suas almas.

Todos mortos, chegam ao céu convidados para um jantar num brilhante hotel, onde todo dia é Natal.

Em um grande auditório repleto de personagens de todo o filme, um brega Tony Bennett (Chapman) passa a cantar “Christmas in Heaven (Natal no Paraíso)”.

O Final do Filme
A anfitriã do “meio do filme” recebe um envelope contendo o sentido da vida, e com indiferença lê:

Tente ser legal com as pessoas, evite comer gordura, leia um bom livro de vez em quando, faça caminhadas e tente viver juntos em paz e harmonia com as pessoas de todos os credos e nações.

02

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 38 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *